terça-feira, 16 de agosto de 2011

O que é PSICOTERAPIA?

De maneira bem sucinta, a psicoterapia é um processo voltado para o CONHECIMENTO DE SIAo longo de nossas vidas, adquirimos aprendizagens que vão nos direcionar na forma de agir, pensar e se emocionar, isto é, na constituição de nossa personalidade.

Através da Análise do Comportamento é possível compreender como comportamentos são aprendidos e que a maneira como uma pessoa aprendeu a emitir um comportamento não é igual para todos.

As crenças, isto é, as convicções, as premissas que existem nas pessoas sobre as mais diferentes circunstâncias da realidade, têm uma grande influência na percepção sobre a situação pela qual se está vivendo. Ou seja,  desenvolvemos pensamentos que são responsáveis pelos sentimentos negativos, que resultam em condutas inadequadas ou causadoras de sofrimento.

É no decorrer deste processo - de psicoterapia, que produziremos um conhecimento acerca de nós mesmos, abarcando os aspectos mais delicados de nossas vidas como nossos medos, anseios, perdas, enfim, situações dolorosas e difíceis que não estamos conseguindo lidar no momento.

Desse modo, o objetivo da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental é promover mudanças. Identificar e modificar esses pensamentos que possam estar gerando esse sofrimento. Dito de outra forma, é reorganizar, ressignificar nossas crises existenciais e nossos sentimentos através de experiências positivas. Quando nos conhecemos, melhoramos a nossa qualidade de vida, convivemos de maneira mais saudável conosco, com o mundo e com as pessoas ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário