terça-feira, 16 de agosto de 2011

SIGNIFICADO E EMOÇÕES

Lembro uma vez que minha filha chegou em casa dizendo: “Mãe, como é que pode! Tem uma conhecida minha que tirou 9.2 numa prova de matemática e achou ruim. Em vez de ficar satisfeita com a nota ficou lá toda chateada, reclamando. Eu ficaria muito feliz com esse resultado”.
O que quer dizer isso?

Constantemente, observamos as pessoas se comportando e atribuimos significações, ou seja, tentamos interpretar o comportamento dela - de uma forma geral, tendemos a buscar pelo significado público daquela ação. Então, se observamos uma pessoa, como por exemplo, essa conhecida de minha filha recebendo uma nota em sala de aula, estamos propensos a dar significado para aquela nota.
Realmente fosse muito provável que essa pessoa ficasse bastante satisfeita com o seu desempenho. No entanto, ela pode ter um nível de exigência mais alto do que o de Marina, afinal, Marina disse que ficaria feliz. E mais.... pode ter características de personalidade obsessiva, e para ela 9.2 não ser uma boa nota, não implicar num bom desempenho. Bom desempenho para ela pode ser tirar sempre 10! Isso quer dizer que o significado público de uma experiência pode ser diferente do significado particular da mesma experiência.
Bom, para quem quiser se aprofundar mais no assunto, há uma obra de Beck, intitulada Cognitive Therapy and the Emotional Disorders – capítulo 3 que nos mostra através de vários exemplos a significação que a pessoa da para as coisas, para as suas experiências.
Por isso, qual é a importância de se ouvir atentamente o relato de uma pessoa? 


A importância é que nesse relato está cheio de idéias, de desejos que fornecem a matéria prima para o modelo cognitivo. O que ele quer de fato nos fazer compreender é que o sentido público da experiência pode não ser o mesmo que o sentido particular que a pessoa dá para uma experiência.
Então por essa razão Beck discute com o leitor o quanto ele precisa estar atento a narrativa, porque é no relato que observaremos a rede de significações que a pessoa da a um determinado evento. É essa rede de significações que nos dará a magnitude da emoção experimentada. Então isso quer dizer que nós sempre veremos pessoas passando pelos mesmos eventos, portanto com reações emocionais experimentadas muito diferenciadas.

2 comentários:

  1. Ta show de bola o blog, está simples e direto, como tem de ser, beijão e sucesso com o blog

    do teu mano Fernando

    ResponderExcluir